«

»

jul 15

Imprimir Post

6 sintomas de trombose causada por anticoncepcional

Dicas de como cuidar da saúde, 6 sintomas de trombose causada por anticoncepcional confira todos os detalhes aqui.


Muitas mulheres tomam anticoncepcional ao longo da vida, seja para evitar gravidez ou a fim de regular os hormônios.

Porém, são poucas aquelas que procuram saber as consequências do uso desse medicamento, incluindo a possibilidade de trombose causada por anticoncepcional.

A trombose é um coágulo formado na corrente sanguínea e pode provocar a interrupção do fluxo de sangue em artérias e veias.

São dois os tipos de trombose: a venosa, que ocorre nos membros inferiores, e a arterial, que pode interromper o fluxo sanguíneo para o cérebro, coração e diversos outros órgão, sendo o principal causador de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou infarto agudo do miocárdio.

Apesar do medo de muitas mulheres quanto a este fator, a trombose costuma ser provocada não pelo uso de contraceptivo isoladamente, mas em conjunto com outros fatores como tabagismo.

Como é a trombose causada por anticoncepcional

Assim, os riscos de uma trombose pelo uso de pílula anticoncepcional é baixo, se não combinada com outros fatores.

Veja Também: Anticoncepcional moderno aumenta em até 4 vezes o risco de trombose

Possibilidade de trombose causada por anticoncepcional

O tema ainda é muito discutido e não se sabe ao certo a ligação entre a trombose e o anticoncepcional.

Alguns estudos já concluíram que a trombose causada por anticoncepcional pode ocorrer devido a uma resistência causada pelo uso do medicamento às proteínas denominadas C-reativas.

Tais proteínas são anticoagulantes naturais.

Essa resistência faz com que o sistema circulatório perca seu equilíbrio ficando mais propenso à criação de coágulos.

Veja Também: 5 coisas que você deve levar em conta antes de parar com o anticoncepcional

Todo anticoncepcional pode causar trombose?

Os contraceptivos tidos como mais perigosos para causar a trombose são aqueles cuja fórmulas possuem combinações com estrogênio.

Vale lembrar que também não basta uma fórmula com estrogênio, havendo diversos outros fatores que podem contribuir para a trombose causada por anticoncepcional, como uso constante de tabaco, longos períodos de imobilização (viagens longas), histórico familiar etc.

As fórmulas não perigosas, segundo estudos, podem causar a trombose em 2 a 3 pessoas em um grupo de dez mil habitantes.

Já as pílulas perigosas aumentam o índice para 5 a 9 pessoas, a cada dez mil habitantes.

Veja Também: Como parar o anticoncepcional sem bagunçar sua vida

Quais são os sintomas de trombose causada por anticoncepcional?

sintomas de trombose causada por anticoncepcional

Mais comumente, a trombose causada por anticoncepcional é a o tipo venosa, isto é, na parte inferior dos membros.

Os principais sintomas são:

1 – Inchaço em uma das pernas

O inchaço em uma das pernas é um sintoma típico de trombose.

Ocorre em apenas um dos membros justamente pelo fato de ser um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo e, portanto, dificilmente irá ocorrer nos dois membros simultaneamente.

Veja Também: 7 Coisas que acontecem com seu corpo quando você para de tomar a pílula anticoncepcional

2 – Sensação de peso no local da trombose, ou dor

A sensação de peso no local ou a dor sentida é devido ao fato de que o coágulo causa inchaço.

3 – Vermelhidão no local

4 – Veias dilatadas

A dilatação da veia ocorre justamente por haver nela um coágulo que compromete o fluxo sanguíneo.

5 – Pele espessa

6 – Febre local

No caso de verificar qualquer um desses sintomas, é recomendável que consulte imediatamente um médico, sem esquecer de informar qual medicamento está ingerindo.

A importância dessa informação é pelo fato de que não há testes que indiquem que a trombose foi provocada pelo anticoncepcional, sendo que o descarte de outros fatores é que levam a esta conclusão.

Assim, o médico poderá determinar de forma mais precisa o tratamento.

Veja Também: 12 efeitos que a pílula anticoncepcional pode provocar no seu corpo

Situações que aumentam o risco de trombose

Alguns fatores combinados podem contribuir para o aumento do risco de uma trombose causada por anticoncepcional.

Portanto, nunca deixe de consultar um médico antes de iniciar a ingestão de um medicamento, pois ele é quem irá determinar o que pode tomar e a dosagem.

Os riscos de trombose aumentam (alguns fatores):

– Fazer uso constante de tabaco;

– Obesidade;

– Diabetes;

– Idade superior a 35-40 anos;

– Anestesia geral prolongada;

– Cirurgia de médio ou grande porte;

Veja Também: Conheça 5 mitos sobre o anticoncepcional

Existe exame para detectar a trombose?

São dois exames que identificam a trombose, mas sem identificar a causa, que deve ser verificada através de outros procedimentos.

– Ultrassonografia com doppler

Este exame verifica as veias dos membros inferiores identificando coágulos que já possam existir.

– Dosagem sanguínea do dímero D

trata-se de um teste que caso o resultado seja negativo, a probabilidade de existir trombose é muito próxima de zero.

Contudo, se o teste der positivo, a possibilidade de existir um trombo ou embolia são grandes e outros exames serão requeridos para confirmação.

A trombose possui cura e deve ser detectada o quanto antes a fim de que o tratamento tenha maior sucesso.

É realizado através de medicamentos que devem ser prescritos por médico e seguido à risca pelo paciente.

O medicamento é à base de anticoagulantes e estes impedem a formação de coágulos e evolução da doença.

Outro tipo de medicamento é à base de fibrinolíticos, que atuam na destruição de um trombo já formado.

Se você está com problema de trombose causada por anticoncepcional, jamais esqueça de informar ao médico qual tipo de substância toma, pois ele irá determinar qual o melhor tratamento que deve seguir.

Veja Também: 17 medicamentos perigosos que você usa sem prescrição médica

O artigo 6 sintomas de trombose causada por anticoncepcional foi originalmente publicado em http://www.sitedebelezaemoda.com.br/6-sintomas-de-trombose-causada-por-anticoncepcional/

Link permanente para este artigo: http://hidracthair.com/saude/6-sintomas-de-trombose-causada-por-anticoncepcional/