«

»

mar 30

Imprimir Post

Coronavírus: cuidados com roupas, calçados e acessórios para evitar a contaminação ao chegar em casa

Dicas de como cuidar da saúde, Coronavírus: cuidados com roupas, calçados e acessórios para evitar a contaminação ao chegar em casa confira todos os detalhes aqui.

De acordo com o médico infectologista, as roupas e acessórios sãos vias de transmissão do coronavírus. Veja a maneira certa de fazer a higienização das peças após contato com o ambiente exterior.

O mundo se encontra em um momento difícil, em que o isolamento social se faz necessário para evitar a disseminação do novo coronavírus, o Covid-19. Como a transmissão acontece por meio do contato de pessoas contaminadas através de:

  • Aperto de mão (é a principal forma de contaminação);
  • Secreções (gotículas de saliva, tosse, espirro, catarro);
  • Superfícies ou objetos contaminados como mesas, celulares, brinquedos, maçanetas, teclados de computador…

De acordo com especialistas, permanecer em casa é a melhor maneira de evitar a contaminação. Mas, apesar da recomendação, em algumas ocasiões, a saída de casa se faz necessária como trabalhar, ir ao supermercado e à farmácia, por exemplo.

Enfim, independente dos motivos que te levarem a sair, o fato é que cuidados com roupas, calçados e acessórios precisam ser tomados ao voltar para casa, para que uma possível disseminação do novo coronavírus seja evitada. Confira quais são!

Veja Também:

1- Higienize seu calçado

É muito importante retirar os sapatos antes de entrar em casa. Deixe-os do lado de fora. Caso seja possível, separe um par de sapatos só para sair na rua ou ir para o trabalho. Agora, se não for sair e não for usar aquele calçado com tanta frequência, o recomendado é entrar com ele nas mãos, ir direto para a lavanderia e higienizá-lo bem.

  • Para higienização, utilize uma escova molhada com desinfetante doméstico (o mesmo que você usa para limpar a casa) na sola do sapato.
  • No interior do calçado, espalhe um pouco de bicarbonato de sódio.
  • Após, coloque-o em um local bem ventilado, que não bata sol.
  • Somente depois que estiver com a sola seca, você poderá guardá-lo junto aos outros calçados.

Veja Também:

2 – Retire sua roupa e não misture-a com as demais

Coronavírus: cuidados com roupas, calçados e acessórios para evitar a contaminação ao chegar em casa [Foto: Canva]

Ao chegar em casa, o recomendado que retire suas roupas imediatamente e não misture-as com as demais peças sujas do cesto. Separe um local, como um cesto com tampa, um saco plástico ou a própria máquina de lavar, vá colocando as peças lá até o dia que você puder tirar um tempo para lavá-las (lave-as separadas das demais roupas sujas).

Antes de partir para lavagem das roupas, coloque-as de molho (utilize uma mistura de água com desinfetante doméstico) por, aproximadamente, 15 minutos antes de colocá-las na máquina de lavar.

Apesar de ainda não existir comprovação sobre a permanência do novo coronavírus (o Covid-19) em diferentes tipos de tecidos, estudos com outros patógenos revelaram que, de forma geral, a sobrevida dos vírus pode chegar a 96 horas em tecidos. Portanto, a recomendação dos especialistas é adotar medidas preventivas.

Veja Também:

Água e sabão eliminam o coronavírus das roupas?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das principais medidas de prevenção ao Covid-19 é a higienização das mãos com água e sabão. De acordo com especialistas, a parte externa do vírus é composta por gordura e, o sabão age quebrando-a, o que acaba destruindo o envelope viral, matando o vírus.

Da mesma maneira que a água com sabão age limpando e matando o novo coronavírus da pele, age na roupa.

No entanto, a recomendação é que as peças sejam, primeiramente, colocadas de molho em uma mistura com água e desinfetante por cerca de 15 minutos.

Veja Também:

IMPORTANTE: Após chegar em casa, antes de tomar banho, evite colocar as mãos nos objetos, móveis e paredes da residência.

Veja Também:

3 – Evite usar bijuterias e acessórios durante a pandemia do coronavírus

Geralmente, são peças que possuem concavidades, saliências e relevos. Por isso, especialistas alertam sobre a dificuldade de higienização frequente desses objetos.

Além do mais, ao sairmos de casa, as bijuterias e os acessórios que usamos, também entram em contato com pessoas e outros objetos. Sendo assim, são peças que podem acabar se tornando fonte de disseminação da doença.

Mas, caso você se esqueça de tirar, ou mesmo opte por continuar usando-as, e mesmo assim prevenir a contaminação por coronavírus, é essencial higienizá-las adequadamente ao chegar em casa, utilizando álcool 70%. É importante salientar que: óculos, seja ele de grau ou de sol, também precisam passar por esse processo de higienização na volta para casa.

Veja Também:

4 – Higienize sua bolsa

A bolsa é um acessório essencial para maioria das mulheres, porém, você já parou para pensar em quantos lugares ela pode encostar/esbarrar até chegar a hora de voltar para casa? Por isso, não esqueça de higienizá-la muito bem ao chegar em casa.

Para isso, você pode utilizar o álcool 70%, ou preparar uma mistura com água e algumas gotinhas de detergente e, com um pano limpo, passar em toda bolsa.

IMPORTANTE: Para ficar mais fácil higienizar sua bolsa sem correr o risco do acessório contaminar cadeiras, mesas e sofás, você pode arrumar um local onde consiga pendurá-la, como um cabide ou uma maçaneta (que também deverá ser limpa para prevenir a contaminação por coronavírus).

Acompanhe nossas publicações no Google Notícias e conheça outras dicas.

O artigo Coronavírus: cuidados com roupas, calçados e acessórios para evitar a contaminação ao chegar em casa foi originalmente publicado em https://www.sitedebelezaemoda.com.br/coronavirus-cuidados-com-roupas-calcados-e-acessorios-para-evitar-a-contaminacao-ao-chegar-em-casa/

Link permanente para este artigo: http://hidracthair.com/saude/coronavirus-cuidados-com-roupas-calcados-e-acessorios-para-evitar-a-contaminacao-ao-chegar-em-casa/