«

»

ago 12

Imprimir Post

Saiba o que a aparência dos lábios pode revelar sobre sua saúde

Dicas de como cuidar da saúde, Saiba o que a aparência dos lábios pode revelar sobre sua saúde confira todos os detalhes aqui.


Você é o tipo de pessoa que se preocupa com a aparência dos lábios?

Pois, se não é, saiba que deveria e nem por uma questão estética e sim pelos sinais que a sua boca pode estar te dando a respeito da sua saúde.

Além de alterações óbvias, como descamação e surgimento de bolhas, há outras condições que permitem detectar uma série de complicações de saúde.

A seguir você conseguirá decifrar com mais assertividade o que cada condição pode representar e assim procurar o tratamento adequado.

Fique atento para toda pequena ou grande mudança de aparência dos lábios.

Continue a leitura!

Veja Também: Viagens aéreas podem afetar a pele, lábios e olhos: saiba como se proteger

Confira o que a aparência dos lábios pode revelar a respeito da sua saúde

Confira o que a aparência dos lábios pode revelar a respeito da sua saúde

– Quando os lábios ficam rachados demasiadamente

Embora as rachaduras labiais sejam convencionalmente associadas a situações de ressecamento devido à falta de hidratação ou intensa exposição solar podem também ter um aspecto patológico.

Fissuras nos lábios pode ser resultado de alergias a cosméticos, alimentos, bebidas, produtos de higiene (como creme dental) e até mesmo a uso de medicamentos que acarretam no ressecamento da boca como, por exemplo, a Isotretinoína.

Pode ser também consequência de tratamento de Quimioterapia ou reflexo de uma anemia.

Algumas pessoas tem o mau hábito de lamber constantemente os lábios, isso faz com que se crie um ambiente propício para o desenvolvimento de germes.

Dica – Na maioria dos casos de rachaduras labiais basta suspender o contato com a causa da alergia ou não estar mais exposto a um clima muito frio e seco para resolver o problema.

Contudo, quando isso não é o suficiente é sinal de que há algo mais sério por trás do visual nada estético dos lábios, procure um médico.

Veja: 18 Remédios Caseiros para Lábios Secos ou Rachados

– Quando os lábios estão secos

Lábios secos indicam problemas de saúde

Ninguém gosta da aparência dos lábios secos especialmente pela sensação desagradável que isso acarreta, porém, mais do que um mero incômodo pode ser um sinal de que você está desidratado, sofreu queimaduras solares graves ou que tem enfrentado clima seco e muito frio.

Também pode indicar outros problemas de saúde como reações alérgicas a batons, creme dental, bebidas e até alimentos.

Nesses casos é normal que o lábio inferior fique com aspecto endurecido além de ressecado.

Dica – Quem está sofrendo com os lábios secos deve usar hidratantes labiais que supram as necessidades da pele além de ter mais atenção ao enxague da boca quando for escovas os dentes ou mesmo a suspensão do uso de algum batom que possa ser um vilão.

Se o problema persistir procure um dermatologista.

Veja: Como hidratar lábios ressecados

– Quando a cor dos lábios muda

Quando a cor dos lábios muda indica um problema de saúde

Você se olhou no espelho e percebeu que seus lábios estão desbotados ou de outra cor?

Saiba que é essencial procurar um médico uma vez que em caso de desbotamento seu corpo pode estar te alertando sobre uma possível anemia, dificuldades pulmonares ou problema cardíaco, a circulação sanguínea diminui e a boca perde a cor.

No caso de observar que os lábios estão amarelados fique atento para doenças hepáticas.

Dica – Não perca tempo e marque uma consulta médica.

E Mais: Descubra o que o formato dos seus lábios diz sobre você

– Quando surgem grânulos nos lábios

Quando surgem grânulos nos lábios indica um problema

Geralmente isso se caracteriza como a condição médica chamada de “Grânulos de Fodyce” que nada mais é do que o acúmulo de glândulas sebáceas nessa área em que não deveriam estar.

Não há nenhuma complicação para a saúde, porém, os grânulos não são exatamente bonitos de maneira que há tratamento por meio de medicamentos orais e/ou tópicos.

Dica – Não tente remover os grânulos de forma mecânica, isto é, com as mãos. Procure um médico que indicará um remédio adequado.

Veja: 7 sintomas aparentemente inocentes que podem indicar um grave problema de saúde

– Quando surgem bolhas nos lábios

Quando surgem bolhas nos lábios é indicação de algum problema

Bolhas geralmente indicam Herpes Oral e embora seja um tanto doloroso e incômodo desaparece sozinho no decorrer de um período entre sete e dez dias.

Após adquirir a infecção uma vez o indivíduo provavelmente a terá recorrentemente quando apresentar queda da imunidade, estiver sob forte estresse ou quando ficar muito tempo exposto ao sol.

Depois de algum tempo os indivíduos afetados começam a perceber antes das bolhas surgirem que passarão por uma crise pelos incômodos anteriores.

Dica – Se você sofre com Herpes Oral pode consultar seu médico para que ele receite algum medicamento que possa tornar esse período menos difícil.

Veja: 6 sinais de que você tem algum tipo de DST na boca

– Quando os lábios estão irritados

Lábios irritados

Tem sentido uma sensibilidade extrema nos lábios?

Essa irritação pode ser consequência de exposição a um clima muito frio e seco.

Novamente destacamos que não é bom manter os lábios úmidos com saliva, pois ela é irritativa para a boca causando esse tipo de incômodo.

Também pode ser resultado do uso de maquiagens ou cosméticos alergênicos.

Dica – Mantenha seus lábios bem hidratados durante o inverno com manteiga de cacau por exemplo.

Veja: 3 sinais de alerta que sua boca pode estar enviando sobre sua saúde

– Quando os lábios estão duros

Lábios duros

A pele da região da boca pode ficar endurecida e os lábios mais finos devido a um problema conhecido como Esclerodermia que consiste numa doença crônica que muda a forma como o colágeno é distribuído.

Dica – O problema que é esteticamente e fisicamente incômodo pode ser tratado com medicamentos, hidratação e fisioterapia.

Veja: 10 sinais de que seu corpo está com deficiência de proteína e o que fazer para resolver o problema

– Quando se tem rachaduras somente nos cantos da boca

Quando se tem rachaduras somente nos cantos da boca pode indicar uma Queilite Angular

Essa interferência nos cantos da boca recebe o nome técnico de Queilite Angular e pode ser resultado de uma série de problemas sendo os mais comuns o processo natural de envelhecimento (quando a pele sofre queda) e a falta de dentes que altera a estrutura bucal, nas duas situações se cria um acúmulo natural de saliva que origina as lesões.

Outras questões bucais que podem dar origem a essa aparência dos lábios com fissuras laterais são aparelho odontológico mal posicionado e dentaduras não compatíveis com a boca.

Alguns problemas de pele como dermatites e psoríase podem acarretar nesse tipo de lesão assim como pode ser um indicativo de Candidíase

Oral que é causada pela presença de um fungo.

Consumir alimentos ricos em açúcar também favorece o desenvolvimento desse fungo.

Pessoas que apresentam compulsão por lamber os lábios podem desenvolver lesões pelo aumento da possibilidade de desenvolver germes assim como quem está passando por tratamentos com corticoides inalatórios.

Por fim pode ser também um alerta para a carência de vitamina B em sua alimentação.

Dica – É importante procurar um médico para determinar a causa do seu problema e assim ter uma solução assertiva para o mesmo.

Veja: 7 sinais de que seu corpo está com carência de vitamina C

– Quando os lábios estão inchados

Lábios inchados

Se você percebeu a aparência dos lábios inchados deve ficar atento, pois pode ser um indicativo de algumas doenças graves como insuficiência renal e deficiência de Albumina além de doenças raras como angioedema hereditário.

No entanto, o inchaço dos lábios pode ainda ser sinal de problemas menos graves como alergia a pólen (bastante comum), a medicamentos, alimentos e até a cosméticos.

Dica – Fazer um teste para descobrir suas alergias pode ser interessante para evitar esse tipo de desconforto.

Alguns tipos de alergia podem ser difíceis de determinar somente a primeira vista do médico.

Depois de conhecer todos esses possíveis significados para a aparência dos lábios, com certeza você ficará mais atento aos cuidados, não é mesmo?

Veja: 18 sinais de câncer ignorados por quase todas as mulheres

O artigo Saiba o que a aparência dos lábios pode revelar sobre sua saúde foi originalmente publicado em http://www.sitedebelezaemoda.com.br/saiba-o-que-a-aparencia-dos-labios-pode-revelar-sobre-sua-saude/

Link permanente para este artigo: http://hidracthair.com/saude/saiba-o-que-a-aparencia-dos-labios-pode-revelar-sobre-sua-saude/